Índice de Artigos
Com base na publicação de o Globo com o título "Biogás, o combustível ecológico que é mais barato e considerado mais eficiente que o GNV" e depois na IG Notícias, resolvemos comentar e fazer algumas ressalvas ou complementos de informações, tais como preços e a possível diferença de rendimento.
O custo de transporte do GNC é mais alto em função da distribuição por caminhões que geralmente são utilizados em cidades ou locais onde não tem gasoduto de Gás Natural.
COMENTÁRIOS:
Os preços encontrados em muitos postos ainda são mais em conta do que na reportagem. A comparação parece que foi feita em estrada.
Como Gás Natural e Biogás após purificados são metano CH4, não se pode dizer que um rende mais que o outros. O que ocorre são a diferença de pressão e temperatura de abastecimento do posto, o que já ocorre no GNV. Aconselhamos ver a pressão da bomba que não deve exceder 220bar, preferencialmente mais cedo por ser mais frio e com isso se abastecimento mais em m3.
A produção do gás ecológico de origem animal ou restos orgânicos de lixo por exemplo gera um gás composto, ambos são para retirar o CH4, ou seja, metano e ambos tem que ser tratados ou purificados para tirar o ácido que deve ser tratado para não prejudicar os equipamentos e partes que o utilizarão. Veja mais no artigo Biogas x Gás Natural e no Vídeo no Youtube.
O Gás Ecológico é comprimido em conjunto de cilindros para serem transportados por caminhões até os postos de cidades e locais que geralmente não tem o abastecimento por tubulação das companhias de gás estaduais.
O Biogás enquanto não sofrer a intervenção do governo poderá ficar mais em conta, pois não fica obrigado a subir o preço como o Gás natural em função do aumento da gasolina.
O Brasil tem das maiores reservas para mais de 100 anos de Gás Natural do mundo e ainda importa da Bolívia, infelizmente com justificativas pouco convincentes. E tem um custo muito mais baixo de extração, beneficiamento e transporte do que a gasolina e poderia ser muito mais barato do que é comercializado