Índice de Artigos
Qual a diferença entre kit GNV de
1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª gerações?
O kit GNV foi evoluindo conforme a tecnologias dos carros avançou.
1ª geração - Criado na 2ª guerra mundial e não existe mais.
2ª geração - Veículos aspirados carburados aspirados ou turbo comprimidos
3ª geração - Aspirado Injeção Eletrônica Monoponto ou Multiponto regulagem manual
4ª geração - Aspirado Injeção Eletrônica Monoponto ou Multiponto regulagem automática com Gerenciador
5ª geração - Injeção Eletrônica Multiponto e Kit Gás Injeção Eletrônica Pressão Positiva
6ª geração - Injeção Eletrônica Direta e Kit Gás Injeção Eletrônica Positiva Mistura a partir de 25% Líquido com GNV.
Carros com Turbo existe desde a 2ª geração, atualmente instala-se 5ª geração senão for injeção direta que deve instalar 6ª geração.
O componente principal do Kit GNV é o Redutor de Pressão:
1ª Geração - 3 Estágios de redução separados
2ª 3ª e 4ª Geração - 3 estágio juntos numa peça somente e libera 1 bar para ser aspirado
5ª e 6ª Geração - 2 Estágios com pressão positiva de 2,5 a 4,5 bar para serem injetados através dos bicos injetores eletromecânicos no coleto do veículo de injeção eletrônica multiponto e a 6ªmultiponto de injeção direta do líquido.
Os componentes Elétricos e Eletrônicos diferenciais são:
1ª geração - Chaves Comutadoras para troca entre líquido e Gás e Eletroválvula para corte do líquido antes de entrar no gás.
2ª geração - Chaves Comutadoras para troca entre líquido e Gás e Eletroválvula para corte do líquido antes de entrar no gás e Variador de Avanço se a ignição do carro for eletrônica.
3ª geração - Chaves Comutadoras para troca entre líquido e gás, Emulador de Bicos Injetores, Simulador de Sonda e Variador de Avanço
4ª geração - Gerenciador de Fluxo com Motor de Passo e Simulador de Sonda para regulagem automática podendo ou não ter a chave comutadora integrada e ainda deve-se instalar o Emulador de Bicos e Variador de Avanço
5ª geração - Central de Injeção programada por computador, Rampa de Bicos Injetores de GNV, Sensor Map, Sensor de Temperatura e Manômetro, e a parte do kit ainda deve-se instalar o Variador de Avanço se disponível e compatível com o kit.
6ª geração - Os mesmos componentes do 5ª geração, porém a central controla e mistura o líquido com o gás em proporção programada no computador.
Diferenças Principais para identificar:
Regulagem Manual 2ª geração - Regulagem de plástico ou alumínio na mangueira de baixa pressão, Eletroválvula de corte do líquido e Variador de Avanço se disponível para veículos com ignição eletrônica.
Regulagem Manual 3ª geração - Regulagem de plástico ou alumínio na mangueira de baixa pressão e Eletrônicos como Emulador de Bicos, Simulador de Sonda e Variador de Avanço se disponível.
Regulagem Automática 4ª geração - Motor de Passo na mangueira lonada que é regulado pelo Gerenciador de Fluxo que lê a Sonda Lambda e altera a quantidade de gás que passa pela mangueira do gás.
Central de Injeção GNV e Rampa de Bicos 5ª e 6ª geração
6ª geração tem bicos injetores do líquido diretamente no cabeçote do motor.
Componentes comuns à montagem do Kit:
Cilindro de GNV, Suporte do Cilindro com Cintas e Perfil de Borracha, Tubo de Aço de Alta Pressão, Niples Anilhas, Válvula de Cilindro e Válvula de Abastecimento, Mangueira de GNV, além de mangueira de água, T de derivação da água quente, regulagem manual(até 3ª geração), 2 tubos extensivos corrugados, Invólucro(camisinha), parafusos e porcas
A 2ª geração é para veículos carburados e possui um eletroválvula na mangueira do líquido para interromper através da chave comutadora o líquido quando for usar o gnv,
Até a 3ª geração o kit é regulado a alta rotação manualmente pelo volume de gás na mangueira.
A 4ª geração é regulada através do motor-de-passo que é comandado automaticamente por uma central de Gerenciador de Fluxo através da leitura de sonda lambda, fazendo também a função do simulador de sonda.
O kit de 5ª e 6ª geração são injeção eletrônica de Gás e possuem pressão positiva e a quantidade de gás é regulada através do tempo de abertura dos bicos, que geralmente são colocados perfurando-se o coletor na entrada de cada cilindro.
Veículos Tubo existem desde a 2ª geração. Nos veículos injeção eletrônica atuais a principal diferença é se são Injeção Direta que só podem instalar 6ª geração ou Injeção Indireta ou só Multiponto que deve-se instalar 5ª geração.
O que recomendamos é sempre adotar avaliação do custo x benefício. Mas na hora de escolher, tem que se levar em conta os comentários abaixo.