Resolver GNV vazando?

Escrito por

O GNV é o sistema pensado em segurança como prioridade. Os vazamentos são previstos pelo sistema de segurança.

Quais são as principais ocorrências:

O GNV possui partículas muito pequenas e portanto podem facilmente escapar por conexões e mangueiras mal conectadas e desgastadas fissuras ou rachaduras em tubo de aço, mangueiras, misturador, mangueira, coletor, filtro de ar e outras partes por onde o gás pode passar.


Cilindros

O cilindro pode vazar entre na rosca com a válvula de cilindro e para evitar que o gás que odorizado na produção para ser sentido o cheiro e evitar intoxicação,  foi criado o invólucro(camisinha), que deve envolver a válvula de cilindro, fixando no pescoço do cilindro com abraçadeiras plásticas encaixadas nos 2 tubos extensivos corrugados que são fixados no assoalho do carro, para caso haja vazamento saia do habitáculo do carro e assim não causando intoxicação dos passageiros dentro do carro.

Veja mais em Válvula de Cilindro.


Redutores (Loja)

Os redutores também possuem válvula de segurança de excesso de pressão. Caso exceda a pressão de norma de 220bar na hora do abastecimento. O fabricantes de redutor não vendem mais partes dos redutores, então a melhor solução é a troca do redutor.

Solução: Trocar (Veja na Loja)

  • Redutor de 2ª, 3ª e 4ª geração (3 estágios)
  • Redutor de 5ª ou 6ª geração (1 estágio ou 2 estágios)

Para manutenção de redutores os fabricantes não fornecem mais partes deles e ainda teria que ter aparelhos para medição do suporte à alta pressão e da medição da vazão do redutor.


Válvulas (Loja)

O vazamento também pode ser na válvula de cilindro por ter excesso de pressão na hora do abastecimento ou caso o carro esteja num incêndio e a válvula de segurança de excesso de pressão derrete e abre, fazendo vazar o gnv, para que não exploda o cilindro por excesso de pressão. 

Solução: Trocar Válvula de Cilindro e o Sistema de Ventilação(camisinha e abraçadeiras em cilindros dentro do veículo) se necessário (Veja na Loja)

Válvula de Cilindro 

Homologada pelo INMETRO se rompeu a válvula de segurança.

  • Válvula para Cilindro Com Pescoço - Necessita da Camisinha e 3 abraçadeiras p/cada válvula
  • Válvula para Cilindro Sem Pescoço - Não necessita da camisinha e abraçadeiras.
  • Camisinha(invólucro) se estiver danificada
  • Abraçadeiras (3) por cilindro para recolocar a camisinha após trocar a válvula ou as flanges corrugadas.
  • Tubos corrugados (2) se for 1 cilindro e mais um entre cada cilindro se houver mais de um.

Mais detalhes sobre Válvulas de Cilindro:

  • Rosca do Cilindro Danificada ou Suja - Passar o macho para verificar, limpar a rosca do cilindro. Tem fabricante que sugere colocar fita Teflon, mas a irregularidade da colocação da fita pode causar vazamentos. A norma prevê que a rosca NPT seja cônica e com isso dispensa a fita
  • Conexões Tubo, Niple e Anilha - Veja mais em Conexões.
  • Excesso de Pressão - Abre a saída  da Válvula de Segurança para deixar sair o gás. Geralmente ocorre no abastecimento com pressão acima de 220bar.
  • Válvula de Excesso de Fluxo - Caso o tubo de alta seja partido ou rompido ou desconectado e houver saída de gás muito rápida está válvula trava a saída do GNV por segurança.
  • Parafuso tampão colocado na entrada/saída da válvula não utilizada é vedado quando encosta no fundo.
  • Válvula não Fechar - Pode ser por sujeira que veio no abastecimento, ou por desgaste ou da esfera de vedação.
Válvula de Abastecimento Interno

A válvula de retenção interna com a sujeira e o desgaste de oring's de tanto abrir e fechar com o tempo podem vazar durante o abastecimento, geralmente pelo desgaste dos oring's. E o vazamento após abastecer quando a válvula não retém e o gás fica vazando devendo então trocar a válvula. E pelas conexões também pode vazar, veja abaixo.

Válvula de Abastecimento Externo

A válvula externa só tem a função de entrada e a de retenção, ou seja, os motivos da válvula de abastecimento acima também.


Conexões (Loja Niple Anilha)

  • Niples e Anilhas na Alta Pressão - O niple aperta a anilha para fazer a vedação, toda vez que se desaperta qualquer niple de conexão no GNV, deve-se colocar uma nova anilha para vedar na conexão. E estas podem sofrer com esforços de frentistas ou técnicos mexendo no carro e afrouxando e causando vazamentos.
  • Conexões Tubo, Niple e Anilha - O corte do tubo que deve ser limado, as anilhas podem ser danificadas se mal posicionadas - Retirar a anilha danificada, limar o tubo deixando liso e regular, colocar nova e apertar com cuidado. Não utilizar fita Teflon mas conexões por vedarem no fundo pelo aperto da anilha que se deforma para vedar.
  • Mangueiras são fixadas e apertadas com abraçadeiras

Tubo de Alta Pressão (Loja)

O tubo de alta pressão deve ser homologado pelo INMETRO e pela norma ser bi-cromatizado e de aço sem costura. A norma recomenda que o mesmo seja trocado a cada 5 anos, por causa da corrosão e a perda da resistência com o aquecimento ao abastecer e esfriar demais ao utilizar o GNV.

No caso de acidentes que atinjam o tubo deve-se trocá-lo também.


Mangueiras (Loja)

As mangueiras conforme as normas do INMETRO devem ser trocadas a cada 3 anos

Mangueiras de Gás

  • Mangueira de Baixa Pressão 2ª, 3ª e 4ª geração, na medida de 16mm internamente de diâmetro
    Deve ser homologada pelo INMETRO vai do redutor passando pela regulagem de alta até 3ª geração, ou o motor de passo da 4ª geração até chegar no misturador na 3ª e 4ª geração e no bico injetor carburador no caso da 2ª geração.
  • Mangueira de Alta Pressão 10, 12 ou 14mm em kits de 5ª e 6ª geração
    Utilizada na condução do GNV do redutor de pressão passando pelo filtro de GNV, MAP e chegando na rampa ou flauta de bicos.
  • Mangueira de Bicos e Vácuo do Coletor 4,5, 5 ou 6mm
    Utilizada na condução do GNV dos bicos injetores para o coletor.

Mangueiras de Água

  • Mangueiras 8,0mm a 9,5mm para aquecimento do redutor com água quente do sistema de ar quente dos veículos