Sem Variador no GNV?

Escrito por

GNV Sem Variador de Avanço - O que acontece?

  1. Maior Consumo de GNV;
  2. Menor Desempenho tendo até dificuldade em subidas;
  3. Maior aquecimento do motor causando até desgaste prematuro das sedes de válvulas e danificando o cabeçote;
    Verificação simples: Testar a compressão dos cilindros
  4. Falhas e estouros são causados na maioria das vezes pelo sistema de ignição, ou seja, velas, cabos de velas, bobinas e ponto atrasado.
    Verificações simples:
    1. Medir se as velas resistivas NGK tem impedância iguais e ajustar a abertura das velas para o GNV.
    2. Cabos NGK ou BOSCH supressivos sem fugas.
    3. Bobinas testadas em aparelho de testes da Bosch.
    4. Verificar ponto do carro no combustível líquido
    5. Nos carros mais atuais verificar o sincronismo de ponto e fase.

Todos Kit GNV de qualquer geração em qualquer motor ou potência deve utilizar Variador de Avanço se tiver disponível de acordo com o carro, modelo, ano e motor para acertar o ponto de ignição do GNV que é no mínimo 6º na lenta e 9º a 15º a mais que a gasolina ou álcool.

CARRO SEM VARIADOR -

  1. Consulte a Tabela de Aplicações da TURY por marcas e modelos
    Se quiser ir direto por marca: 
    Alfa RomeoAsiaAudiBMWCheryChryslerCitroenDaewooDaihatsuDodgeFiatFordGM ChevroletHondaHyundaiJacJeepKiaLadaLanciaLand RoverLexusLifanMazdaMercedes BenzMitsubishiNissanPeugeotRenaultSeatSmartSsangyongSubaruSuzukiToyotaVolksWagenVolvo 
     
    Chevrolet = https://troiagas.com/aplicacoes/gm
    Nissan = https://troiagas.com/aplicacoes/nissan
    VolksWagen = https://troiagas.com/aplicacoes/vw
  2. Consulte o artigo dos Variadores de Avanço para ver as opções principais de cada modelo

Se o seu carro ainda não consta nas tabelas de aplicações dos 3 principais fabricantes de variadores do mundo, e for uma injeção mais moderna, algumas não tem variadores que consigam ajustes adequados. Como por exemplo: Os últimos Toyota Etios, Ford Ka, ...

É necessário que um carro deste informe qual o modelo, ano e motor, pois a cada modelos de central de injeção pode utilizar variadores diferentes no mesmo ano até.

Os variadores com funcionamento real e adequado atuam pela(s) Bobina(s) ou através dos Sensores de Rotação Indutivo ou Capacitivo, também podem ser ligados no sensor TPS(posição de borboleta) e os mais novos também utilizam o sensor de fase.

Variadores de MAP/MAF são um quebra galho para até 4ª geração!

Os variadores que atuam no MAP foram criados na Argentina e no Brasil para atender "parcialmente" a carros mais antigos que não tinham um variador compatível. Pois somente simulam como se o que tivesse subido, e a injeção do carro avança, só com um limite em torno de 6ª somente. Em locais que são mais altos, ou seja, fora do nível do mar ou em subidas o efeito é quase nenhum e mesmo assim é sempre menor do que o necessário.

Variadores mais modernos:

A TURY trouxe 2 variadores novos que devem atender todos os carros que possuem sensor de rotação dos 2 tipos e sensores de fase. Como é programável, necessita-se que o primeiro carro compareça para fazer a programação. 

Os únicos variadores que devem atender quase todos os carros mais novos são os vendidos pela TURY, importados da Polônia da marca STAG modelos TAP03/1(Sensor Indutivo e Fase) ou TAP03/2(Sensor Capacitivo e Fase)

O do concorrente AEB (Italiana) pode exigir programação através de computador, mas ao ser colocado ainda pode apresentar incompatibilidade e o distribuidor não devolve pois não é defeito de fabricação.

Estes variadores TAP03/1 e TAP03/2 foram desenvolvidos para se adaptar a quase todos os carros novos, pois são ajustados ao conectar no carro e configurados por computador pelo mesmo sistema que programa 5a e 6a geração da STAG que inclusive programa 25 marcas de kit diferentes.

Já foram testados e programados para toda linha da GM atual e atendem aos modelos anteriores pois substituem todos os modelos anteriormente lançados para qualquer tipo de sensores de rotação, inclusive para carros que só aceitavam variadores de bobinas.

São excepcionais tem um chicote com tantas conexões como kits de 5a geração, mesmo atendendo à 3ª e 4ª geração também.